QR Code: Mire o celular
Ao ver essa imagem ao lado: mire a câmera do seu celular!
Sabe o que é QR Code (Quick Response Code ou Código de resposta rápida)? É o upgrade tecnológico do velho conhecido código de barras.
Associado ao rastreio de produto, o código de barras ganha outra dimensão. Literalmente.
Agora em versão bidimensional, o código de barras pode armazenar um endereço de web ou uma imagem, linkando de vez a mídia impressa com a digital (desculpem o trocadilho). Resultando na plataforma ideal do marketing – uma mídia apoiando a outra – mídias integradas.
O QR Code é uma invenção de uma subsidiária da Toyota. Surgiu em 1994 e agilizou a produção de carros, já que é capaz de armazenar muito mais informação que o código tradicional. Seis anos depois, a operadora japonesa DoCoMo adaptou a tecnologia para o celular.
Alexandre Cagnoni, diretor de tecnologia da BRToken\UserID explica melhor: ”Você chega no Japão, após intermináveis horas de viagem. Cansado, resolve comer algo simples, em um país no qual você não conhece uma só palavra. Um Big Mac, por favor. Na embalagem, um quadrado impresso formado por vários quadradinhos. Você saca o seu celular equipado com câmera, e executa o programa leitor de código de barras bidimensional. Em um instante, na tela do seu celular, todas as informações nutricionais da sua refeição, lidas a partir daquele quadradinho.
Em países como China e Japão, esta evolução já desponta como um substituto do código de barras, aparecendo em revistas, sites, produtos de supermercado, entre outros. Enquanto códigos de barras comuns chegam a 50 bytes, estes novos códigos chegam a 4.296 bytes de caracteres alfanuméricos.
O QR Code, um dos padrões em código de barras bidimensional, permite representar dados alfanuméricos, caracteres especiais, e até mesmo imagens. A compra de uma música ou videoclipe pelo celular, no Japão, é algo trivial, basta apontar a câmera para o código, e o link para download é carregado”, comenta Cagnoni.
Ano passado a Claro além de divulgar mais uma funcionalidade da câmera de seus celulares (leitores de códigos de barra), inovou ao colocar o QR Code em sua campanha de Natal. Ao capturar a imagem do código de barras, o usuário Claro baixava automaticamente a trilha da campanha no celular. Clientes de outras operadoras eram linkados para um site wap com as promoções Natalinas da operadora.
As peças publicitárias ou os próprios produtos, podem trazer QR Codes para linkar a mídia ao celular do público-alvo. Contato direto com seu target no momento em que ele está pré-disposto a receber a informação, já que é você quem tem que optar por pegar seu você celular e mirar no código. QR Codes são links reais, para espaços virtuais.
Ao posicionar o celular, esse consumidor pode ser direcionado a hotsites, pode receber mensagens tipo “vá a loja mais próxima dentro de 24h e ganhe 30% de desconto em tal produto”. Que tal 70%? Dependendo do produto eu até saio correndo (rs).
Há também o fluxo inverso, os seus dados podem ir parar em um data base marketing.
Brincadeiras a parte, o lance é sério. Os códigos QR podem ser capturados em quase qualquer superfície, inclusive telas de vídeo! Isso irá revolucionar ainda mais, a forma como conhecemos o marketing hoje. E revela um novo modelo de publicidade móvel (Mobile Marketing).
▾ Desenvolvido pela Media Power Inc. e Georgia Tech. para a Media Power Inc.
A empresa canadense Roger Communications, maior operadora móvel do Canadá, disponibiliza aos seus clientes o The Mobile Movie Ticketing service. Programa pelo qual você compra tickets de cinema pelo celular. Após a compra aparece na tela um código QR que será escaneado do seu celular na porta do cinema.
Imagine-se parado no trânsito. Ao olhar para o lado, nota um outdoor que divulga que aquela banda que você aguarda há uns 5 anos, fará show no Brasil. Você pára o carro por um segundo, saca o celular, mira sua câmera e adquire sua entrada. Cara, eu quero!
Aproveite, pois você só será privilegiado enquanto a tecnologia for novidade, ou seja, para poucos. Ou até cambista virar fotógrafo.
O publicitário Caio Guimarães, um dos donos da C3 Comunicação também aponta alguns exemplos de aplicação dessa tecnologia na publicidade:
“A cervejaria Nova Schin também trouxe QR Codes em seus anúncios durante o São Paulo Fashion Week 2008. As peças traziam mensagens surpresas por meio da tecnologia. Existem outras iniciativas mundo afora. O Facebook, por exemplo, site de relacionamento bastante popular, possui um programa no qual o internauta cria o QR Code de seu perfil e depois o coloca em uma camiseta.
Pelas bandas dos Estados Unidos, a Pepsi lançou, recentemente, uma campanha utilizando QR Code. O código foi impresso nas latinhas dos refrigerantes. Em junho deste ano, por sua vez, a Adidas também lançou um site que cria QR Code para os internautas. No Celebrate-originality, depois que o usuário inclui uma foto e o upload é realizado, o sistema entrega um QR Code que pode ser enviado a outras pessoas” , informa Guimarães em entrevista a Tarde Online.
No Japão os aparelhos já saem de fábrica habilitados para ler códigos bidimensionais, no Brasil é preciso baixar um software que detecte, decodifique e abra o browser (kaywa, i-nigma, QuickMark ou Neo). Você precisa optar pelo programa específico para o modelo do seu celular.
“O Brasil é o quinto maior mercado para celular no mundo, dos 144,8 milhões de aparelhos em operação, apenas 5% desses aparelhos (7,24 milhões) acessam a internet. Por outro lado, enquanto no mundo um terço das pessoas troca de celular a cada 18 meses, no Brasil metade das pessoas troca de aparelho nesse mesmo período”, afirma a jornalista do Estadão, Mariana Barbosa.
Assista o vídeo produzido pelo jornal A Tarde e que explica o funcionamento da tecnologia QR Code (código de barra bidimensional). O recurso foi adotado pelo diário baiano em dezembro de 2008 e permite que usuários do jornal impresso tenham acesso a conteúdos digitais utilizando a câmera do telefone celular como leitor de códigos de barra.
Veja também:
FastShop faz primeiro anúncio brasileiro com QR code
Citroën usa QR Code para divulgar C4 Picasso
QR Codes nas estações de Metrô de Nova York
Uma dica para quem quer conhecer um pouco mais sobre qr-code é o site http://www.2mob.com.br
No site tem qrcodes para navegar na web movel, baixar aplicativos, alem de contar com aplicações, gerar qr-codes e muito mais. Vale a pena!
Legal André,
Tbm vou conferir!
Vlw