i9!
É preciso instituir a criatividade como processo na empresa.
Se você agir sempre da mesma forma, aguarde apenas os mesmos resultados.
Se você trabalha em uma empresa que usa a mesma formula para tudo, fuja!
.
Eles irão tolir seu talento, adormecer sua capacidade de inovar e te fazer perder muito tempo! E se tratando de carreira, tempo é essencial.
Se a mesma proposta é replicada para clientes de diferentes produtos e públicos, seu emprego está garantido por até uns 5 anos no máximo.
Os clientes estão cada vez mais informados, e em breve deixarão de cair naquele discurso ensaiado, cheio de termos técnicos e jargões de mercado (muitas vezes usados de forma absurdamente errada).
Falar besteira para quem não entende do assunto, normalmente convence. Ainda mais se você falar bonito (rs). Acredite: essa tática está com os dias contatos.
Procure uma empresa que tenha bons planos de carreira e inove!
Segundo o professor e consultor Victor Mirshawka Junior, diretor de pós-graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), empresas que não estimulam a criatividade entre seus funcionários tendem a desaparecer nos próximos anos.
“As organizações precisam se imbuir do espírito da criatividade, já que isso faz parte do processo de inovação. Empresas que não estimulam o ato de criar no trabalho individual e em equipe não têm a capacidade de se reciclar, inovar”, explica o professor.
Empresas que dominam a área em que atuam sempre inovam.
O processo criativo nunca pára. Você sempre fará melhor na segunda vez e assim sucessivamente…
As sete leis da CRIATIVIDADE
por Victor Mirshawka
1 – Domine a autocrítica
A primeira e talvez mais simples providência que você pode empreender para melhorar sua criatividade é entrar em contato com o seu senso de auto-avaliação.
2 – Seja um entusiasta da mudança
A ligação entre criatividade e mudança é óbvia, pois é esse processo que permite a implementação das idéias criativas, às vezes em detrimento do já existente.
3 – Busque o diferente
Não fique no usual: leia assuntos diferentes, coma pratos exóticos, percorra caminhos alternativos, fale com pessoas de experiências diversas.
4 – Persista
Chover no molhado é preciso. Faz parte da natureza o princípio da seleção, quer seja de espécies, quer seja de idéias.
5 – Aumente seu conhecimento
Fator imprescindível à criatividade: o conhecimento formal e teórico ou o conhecimento tácito e prático de como fazer algo.
6 – “Distribua” sua criatividade
Faça com que pelo menos uma parte de seus esforços criativos beneficie outras pessoas além de você.
7 – Sonhe com o impossível
Imaginar o futuro, por mais impossível, fantástico, ou aparentemente irrealizável que pareça, além de ser sedutor, é a marca registrada dos grandes inventores, e de alguns dos grandes gênios.