Caiu na rede é peixe. E cardume tem desconto

peixe_urbanoTendência: Ofertas direcionadas para Compras Coletivas:

O mês de janeiro, é o vilão do ano (conhecido pela sobrecarga de impostos e queda nas vendas). Mas graças a ‘compra coletiva’ pequenos empresários driblarão a sazonalidade com um novo modelo de negócios onde “a união faz a força”.

Um negócio de estrutura simples, de baixos custos operacionais e que atende uma ampla gama de clientes (o que favorece a diminuição dos riscos).

Sabemos que os  canais de distribuição exercem um papel de extrema importância para a economia, são os responsáveis pela disponibilização de bens e serviços – força motriz da cadeia produtiva. Imagine agora que eles migraram para um modelo de compras muito mais social que o e-commerce tradicional.

Como exemplo cito o “Peixe Urbano“, um com serviço similar aos americanos GroupOn, LivingSocialTwongo, sites de compras coletivas de mercado local, mas difere no foco que é em serviços.

Na World Wide Web ele não é o primeiro nem o maior, mas caiu nas graças da rede por aqui.

Seu modelo de negócios foi inspirado na experiência norte-americana em compras coletivas, que desde 2008 – quando surgiu o modelo, hoje conta com cerca 200 sites do gênero. A expectativa é que este segmento movimente US$ 300 milhões nos Estados Unidos este ano.

Este tipo de venda baseada no conceito de oferecer preço muito menor para ganhar no volume de vendas, pegou os consumidores que populam as redes sociais de jeito (somos consumidores ávidos, conectados e adoramos desconto).

O conceito do negócio é oferecer um forte desconto para gerar a compra por impulso – bom para o  consumidor que desfruta de preços menores sem abrir mão da qualidade, e  bom para as empresas de pequeno porte que desfrutam de uma ótima plataforma de divulgação – grande vantagem competitiva, já que a verba de marketing é sempre restrita nas microempresas.

Lançado dia 30 de março, o Peixe Urbano pertence a Alex Tabor, Emerson Andrade e Júlio Vasconcelos – quem escreve o blog Acelerando a Inovação e representa o Facebook no Brasil.

“A ideia era desenvolver um modelo de negócios que contasse com a mobilização da internet para aproximar os prestadores de serviços e estabelecimentos comerciais dos consumidores, sem que fosse necessário um grande investimento em marketing e publicidade” declarou Vasconcelos.

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Funciona assim:

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1)  Uma equipe do Peixe Urbano identifica possíveis parceiros, que serão visitados pela  equipe de vendas do site, que se encarrega de toda a divulgação e que receberá uma comissão a cada venda consumada.

2) O usuário se cadastra e informa sua cidade (começou com o modelo americano – base de convite indicação, mas agora basta se cadastrar).

3) O usuário receberá diáriamente um e-mail mkt com informações sobre descontos na sua cidade (de 50 a 90%). Essas ofertas ficam disponíveis para compra no site por um certo período e só são válidas se um número mínimo de pessoas se comprometer a comprá-las.

4) Se a promoção interessar, basta comprá-la (o sistema de pagamento utilizado é o PagSeguro, da UOL).

5) Caso um número definido de compradores na cidade seja atingido, os descontos (preço por atacado) passam a valer. Se não, você é reembolsado (risco zero). Você imprime o cupom de desconto no site e depois é só apresentar no estabelecimento no período contemplado pela promoção.

Mesmo que a renda da promoção sirva apenas para quitar os custos, o modelo tem retorno: a visibilidade e reputação proporcionadas não tem preço. Além de colocar o estabelecimento ‘no mapa’, quem desfrutou uma vez, indica aos amigos e a moda se espalha na rede de forma viral.

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A rápida ascensão do Peixe Urbano, crowdeou nossos mares. O investidores vieram com tudo, principalmente os estrangeiros.

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Depois do lançamento do Peixe Urbano (apenas 5 meses depois), mais 12 sites iniciaram suas operações por aqui.

O Groupon -  maior site do gênero nos EUA e primeiro do setor nesse mercado, lançou no Brasil um  serviço similar ao Peixe Urbano, mas com aporte financeiro pra lá de exclusivo – o  estrangeiro Clube Urbano iniciou suas atividades com um investimento de US$ 15 milhões. A meta é  operar em mais 30 cidades brasileiras até o final do ano.

” Acredito que o Brasil pode ser nosso segundo maior mercado em um ano”, afirmou o presidente do Clube Urbano, Florian Otto, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Para início das atividades, o site já conta com uma equipe de 15 colaboradores que deve ser ampliada para mais de 100 funcionários nos próximos meses. Por enquanto só é possível encontrar descontos para São Paulo no site do Clube Urbano, mas no menu principal da página já é possível contabilizar 33 cidades nas quais o grupo pretende atuar.

Amei o fato de o Groupon seguir o ‘Peixe Urbano‘ no vácuo… ( batizar o seu concorrente como ‘Grupo Urbano‘ – pratica brasileira até então).

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ClickOn e seus recursos estrangeiros também estão em São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba e em breve em Recife, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O grupo que estreou em maio, com verba de R$ 17 milhões do empresário alemão Klaus Hommels, também investidor dos sites Skype e Facebook, já conta com 250 mil consumidores cadastrados. O serviço que está presente em cinco capitais por enquanto, almeja atingir um milhão de usuários até o fim do ano e vender 50 mil cupons por mês.

“Vamos manter a preocupação com a qualidade dos produtos ofertados. Temos um know-how sobre o público brasileiro que o Groupon não tem”, disse Marcelo Macedo, CEO do ClickOn em entrevista à Folha, ao comparar seus serviços aos do Clube Urbano.

No Clickon, o sistema utilizado para processar as transações é o Pagamento Digital (do Buscapé).

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Tanta oferta, gerou outra demanda

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Para o Zipme o modelo de negócio é outro. Este buscador exibe os melhores descontos em cada cidade, de qualquer site de compra coletiva.

“São tantos sites que fica difícil acompanhar todas as ofertas”, explica Guilherme Wroclawski, um dos fundadores.

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  1. Gostaria de ver as ofertas de agosto

  2. Roberto says:

    Parabéns pela matéria! Eu também conheci pela net mais um site de compras coletivas o http://www.sitedecompras.com.br . Também é muito bom e semelhante ao Peixe Urbano. Abraço a todos e boas compras!

  3. Marcos says:

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  5. Bem legal, mas eu ainda sou mais fã do tradicional sistema de cupons. Temos mais controle do que vamos comprar e evitamos o impulso de aproveitar uma determinada “oferta” na região.

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