Verbalize e torça pra rede viralizar
Se uma imagem vale mais que mil palavras, imaginem um vídeo.
Vejo o foco nos “virais do Youtube”, mas me pergunto se há ganho para a marca/produto além do awaress. Há relevância para o anunciante? Na minha opinião não, mas para o pûblico sim.
Os clássicos ‘virais do Youtube’ – primeiros vídeos espontâneos, foram produzidos por usuários da rede e criados (tratando-se do conceito de viral) pela rede.
Essa conexão sempre será bem vinda, ou seja o mercado ao tentar replicar uma prática nossa(internautas), valida nosso comportamento.
Outro fator que agrega, é que os vídeos veiculados no Youtube estão para os vídeos veiculados em Tv aberta ou fechada, assim como o rádio está para o podcast: criam conexões com seus consumidores e seus públicos.
Essas campanhas que batem pico de até 1milhão de exibições, em sua maioria despencam sua audiência na primeira semana. Importante star up, ajudam a divulgar outros pontos de contato da estratégia de marketing, mas será que chegam a influenciar o comportamento do consumidor?
Matthew Smith, Co-Fundador e Diretor Estratégico da The Viral Factory – agência digital especializada em marketing de guerrilha que com apenas 9 anos de existência foi a mais premiada em Cannes Lions 2009, é uma das referências no assunto.
Uma característica da agência, é diferir do espontâneo. Seus vídeos não são aqueles que levantam dúvidas como ‘é real ou não’ ou é ‘viral ou não’. As campanhas primam pelas sacadas inteligentes com comunicação simples e objetiva.
Exemplo: a série de videos: Master The Power Of The Angles
A The Viral Factory lançou em agosto uma serie de vídeos para promover a Samsung St550 e TL225, modelos que trazem uma pequena tela LCD na parte frontal para que você fotografe a si mesmo (modo de auto-retrato).
Mas ao apontarmos a máquina para nós mesmos, a distância do foco fica limitada ao comprimento do braço de quem segura a câmera, e sob influência do ângulo em que a seguramos. Como ninguêm quer parecer um ‘Wide Angle Dog’ do The Dog Club, a Sansung resolveu nos ensinar algumas técnicas profissionais de fotografia. Há também dicas de funcionalidade específicas para vídeos (Youtube).
Tacada de mestre: isso transformou uma barreira do produto em diferencial de valor agregado. Lógico ninguém quer parecer com os pets fofos narigudos quer?
‘Samsung Angles’ interactive youtube campaign
Campanha: Own the Angles
Mote da campanha: O ângulo certo privilegia qualquer um
Série de videos: Master The Power Of The Angles
Cliente: Samsung Electronics
Produto: Câmeras ST550 e TL225
Agência: The Viral Factory
A campanha satiriza as fotos de perfis que populam as redes sociais – clássicos do terror viram gatinhos e gatinhas da rede.
No vídeo, um ET, Medusa, Frankenstein e vampiros, conseguem tirar boas fotos de si mesmos (graças as dicas de busca do melhor ângulo), que são publicadas em seus Facebook e MySpace. Os mostrengos ganham look hype graças as fotos com ‘ângulo’.
Smith esteve no NBC2010 que ocorreu na FAAP, em São Paulo nos dias 13 e 14 de setembro. palestrou 14/09 (terça-feira), às 11h50.