A Evolução da comunicação impactada pela Tecnologia -III

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Artigo Científico da PG em Design e Tecnologia Digital da FAAP:

‘Estudos sobre a evolução da Comunicação impactada pela Tecnologia sob uma visão Antropológica. A Web 2.0 e as mudanças nas relações humanas geradas por esse paradgma’ -

Parte 3.

1

Em  em 18 de novembro de 1994, o primeiro vídeo é transmitido pela internet. Financiada pela Sun Microsystems, a Thinking Pictures transmite via Mbone (Backbone Multicast) o primeiro streaming video |1|: o Show do Rolling Stones no Cotton Bowl em Dallas é transmitido via web (20 minutos em 10 frames por segundo).

Mick Jagger abriu o concerto, dizendo: “Eu quero fazer uma saudação especial a todos porque uuuuh, subiu na Internet hoje! Tem show no M-bone”.

Como a maioria dos roteadores da Internet têm IP multicast desativada (para preservar a banda), o Mbone|2| desenvolveu uma tecnologia que conectava as redes com capacidade para multicast sobre a infra-estrutura de Internet existentes. Voltada apenas para comunicação audio e visual utilizava tecnologia específica, o que minimizava a quantidade de informações enviadas e recebidas, mas também limitava a ferramenta.A comercialização de roteadores multicast é difícil porque não há recursos de acesso eficientes de controle para as árvores multicast (roteadores multicast mais protocolos), flexibilidade necessária para montar árvores de comunicação audio e visual.

Em 1995 a Netscape faz um IPO - Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial de Ações)|3| e abre seu capital na Nasdaq – bolsa eletrônica de Nova York. Segundo a Wired, influente revista norte-americana de tecnologia, essa data marca o inicio da ‘Era Web’. Com base nesta data, publicou os “10 anos que mudaram o mundo”|4|.

Esta empresa  dominou 90% do mercado de navegadores até receber um cheque-mate da Microsoft quando a mesma passou a distribuir gratuitamente seu navegador Internet Explorer – que passou a ser distribuido em conjunto com o Windows 95, até se tornar parte do sistema operacional a partir do Windows 98.

Em uma tentativa de manter-se no mercado, a Netscape também oferece seu software gratuitamente, mas já era tarde demais. A integração do Internet Explorer ao Windows foi um dos motivos que levou a Microsoft a responder um longo processo antitruste pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A solução foi dividir a empresa em sistemas operacionais e de aplicativos.

Como última jogada a Netscape Communications vira o jogo: abre o código de seu software com o Projeto Mozilla -  uma tacada de mestre que só será reconhecida a longo prazo.

A AOL/Time Warner, compra a Netscape Communications por quatro bilhões de dólares e dá início a construção de um navegador de código livre. O Mozilla deu origem a outras versões batizadas de Firebird – hoje o Firefox eleito dos geeks e segundo técnicos e especialistas superior tecnicamente ao Internet Explorer).
De acordo com levantamento do ITU – International Telecommunication Union (União Internacional de Telecomunicações), a convergência dos setores tecnológicos de informação, radiodifusão e comunicações atingiu o valor de US$ 1,37 trilhão de dólares em 1995. A bolha gerou trilhões de dólares em investimentos na internet e colaborou para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços.

A partir de abril de 95, quando o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram lançar um esforço comum de implantação de uma rede Internet global e integrada abrangendo todo tipo de uso. Dando início  as bases político-estratégicas da Internet no Brasil. A responsabilidade de implementação ficou a cargo da RPN – Rede Nacional de Pesquisa -   que:
a)Realizou  a operação de um backbone nacional de uso misto (comercial e acadêmico), resultante da expansão e reconfiguração do backbone atual de uso puramente acadêmico, resultando no Backbone da RPN.

b) Realizou a operação (continuada) de serviços de alocação de endereços IP e de registro de domínios subordinados ao domínio “.br” que sãos feitos pela Rede Nacional de Pesquisa para qualquer solicitante, comercial ou educacional.

c) Proporcionou a aderência de todas as iniciativas de redes no país a padrões gerais de engenharia, interconexão, segurança, etc. d) a coleta e disseminação de informações sobre Internet no Brasil. -
Começam os investimentos de empresas estrangeiras de tecnologia e de comunicações no Brasil, que já tem 1 milhão de usuários.

Em 1996 surge o UOL – Universo Online |5|, um provedor de acesso a conteúdo e a internet, criado pela empresa Folha da Manhã, que também edita o jornal Folha de São Paulo.  Cinco meses após sua inauguração, o Uol.com.br se uniu a seu maior concorrente, o Portal Bol.com.br da Editora Abril. Hoje o UOL pertecence a PTM.com, holding da Portugal Telecom.

Na época os motores de busca (Alta Vista, Lycos e Yahoo), vasculhavam toda a internet catalogando páginas e palavras relacionadas a elas. Em 1966, o critério de relevância usado pelos buscadores, era o número de vezes que a palavra buscada se repetia na página. Essa técnica além de não garantir que as páginas mais pertinentes fossem selecionadas, permitia a manipulação dos resultados. Larry Page |1|um estudante Stanford, focou na falha e começou a estudar táticas para melhorar a relevância dos motores de busca em um de seus projetos universitários.
Larry Page e Sergey Brin que se conheceram  em Stanford (1995), e 1996 já graduados, retomaram o projeto universitário de Page, o BackRub - um motor de pesquisa escrito em Java e Python, que foi referência para o algoritmo que conta backlinks como votos (abordagem posteriormente transferida para o atual PageRank. Mais tarde, graças aos esforços de Page e Brin, o sistema BackRub se transformou no “Google Search Engine” (Archive.Org em 1997).

Lawrence Edward Larry Page e Sergey Brin criam a empresa mais influente do planeta: o Google Inc. |11|, uma empresa desenvolvedora de serviços online.
O icônico nome foi inspirado na expressão criada por Milton Sirotta “googol” – nome que ele deu a ‘centésima potência do número 10′. O matemático americano Edward Kasner, tio de Sirotta foi quem popularizou o termo  ao adotá-lo em seu livro “Mathematics and the Imagination”.  Para Larry e Singer, a representação do número1 seguido de 100 zeros seria uma analogia a imensidão da web.
A partir daí, há 5 versões para o batismo. Cito as mais coerentes:

1) Larry Page, co-fundador do Google narrando em um blog interno de Stanford:
“Lucas Pereira: ‘Seu idiota, você soletrou [Googol] errado.  Mas foi bom, porque google.com está disponível para registro e googol.com, não. O som é o mesmo, então tudo certo.”

2) Segundo o documentário“The Google Boys” produzido pelo The Biography Channel, enquanto o 1º investidor preenchia o cheque, perguntou aos meninos, a quem deveria nomear a ordem de pagamento. Eles responderam “Googol”. O empresário errou a grafia e acabou nomeando a empresa ao escrever “Google”.

Ao procurar pelo termo “Google” utilizando o próprio buscador, hoje encontramos por volta de 2.260.000.000 ocorrências do termo.

O primeiro serviço disponibilizado foi o Google Search, uma ferramenta de busca universal. Hoje há o Google images (busca de imagens), do Google News (busca de notícias), do Google Code Search (busca de aplicativos de código aberto), dos Google Scholar (busca de artigos acadêmicos), Google Health (busca de artigos na área da saúde), Google Microsoft Search (busca de conteúdo produzido para Windows), Google Mac Search (busca de conteúdo produzido para Mac), Google Linux Search (busca de conteúdo produzido para Linux) e Google BSD Search (busca de conteúdo produzido para BSD).
Há também o Google Docs (editores e compartilhadores de texto, planilha e apresentação), iGoogle (Portal de conteúdo com widgets e miniaplicativos personalizáveis), Google Amswers (serviço no qual é possível lançar uma pergunta sobre um assunto qualquer e obter respostas de outros usuários) e o Google Groups (plicativo para postagem e leitura em grupos de notícias Usenet).
Todos estes serviços online tem como regra de negócios o principio da gratuidade, os serviços são gratuitos mas nas páginas destes serviços existem banners de anunciantes, ou seja, a principail fonte de receita do Google provêm do serviço da publicidade online por meio de links patrocinados (receita gerada por terceiros e não pelos que usufruem dos serviços – clientes).
Em seguida o Google Inc. lança uma de suas principais fontes de receita o Google AdSense|14| – publicidade online, por meio de links patrocinados mas não apenas nas páginas do Google, mas também em páginas de terceiros. Esse serviço tem a prática do ganha-ganha – o Google ganha ao vender o anúncio, os proprietários de sites e blogs ganham dinheiro publicando anúncios relevantes e os anunciantes ganham ao ter um alto índice de ROI (Return on Investment), pois fazem publicidade em um ponto de contato direto com seu target (os usuários recebem sugestões de produtos e/ou serviços de acordo com seu perfil de buscas – interesse). Vale ressaltar quem quem mais ganha mesmo é o usuário, que não paga nada.

O Google rompeu o  modelo de negócios dos jornais, que baseava-se na associação entre notícia e publicidade. O modelo do Google rompeu esta combinação ao oferecer conteúdos sem publicidade e ainda por cima grátis.
Mesmo assim a relação denota parceria – O Google precisa dos jornais para ter acesso aos arquivos da imprensa e os jornais precisam da Google para chegar aos leitores.

Hoje centenas de milhares de anunciantes do mundo todo usam o Google AdWords para promover seus produtos; centenas de milhares de editores aproveitam o Google AdSense para exibir anúncios relevantes para o conteúdo dos seus sites.

Em 11 de fevereiro de 2002 o Google Search Appliance foi lançado, o primeiro hardware do Google (pago): é uma caixa amarela que as empresas podem conectar a sua rede de computadores para ativar recursos de pesquisa em seus próprios documentos. Em 2009, o Google se tornou provedor de softwares hospedados de colaboração e comunicação para pequenas e médias empresas, com o Google Apps. O próximo passo é seduzir diretores de tecnologia de grandes companhias com o pacote Premier Edition, apresentado em fevereiro deste ano 2010.

Ainda em 1996, o provedor Nutecnet e a RBSTV se unem e lançam o Zaz.com.br|6|, o primeiro portal provedor de internet brasileiro. Seu idealizador Marcelo Lacerda, foi apontado pela revista Business Week como um dos 20 principais empreendedores da América Latina e pelo Wall Street Journal como o “Bill Gates Brasileiro”.

Ainda nesse ano, quatro jovens israelenses, Yair Goldfinger, Arik Vardi, Sefi Vigiser e Amnon Amir, fundadores da empresa Mirabilis criam uma nova forma de comunicação pela internet, o ICQ – I Seek You|7| (Eu procuro você), o primeiro programa de comunicação instantãnea via web.

A página da Receita (existente desde 1995 dentro do site do Ministério da Fazenda), passa a ter ambiente e domínio próprios a partir de 19/09/1996. A home page que até então era apenas um canal para trocas de e-mail entre SRF e contribuinte, oferece por intermédio de download, o Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
Nesse mesmo ano outro grande avanço: a implantação de um sistema de regularização de pendências cadastrais e fiscais pela Internet, com o PAR – Programa de Auto-regularização Fiscal  e o REFIS – Programa de Recuperação Fiscal. Desde o seu surgimento até hoje, cerca de 100 milhões de contribuintes já visitaram a página da Receita.

Aproximadamente 45 milhões de declarações já foram entregues pela Internet|8|. ( Fonte Portal Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados )

11.Streaming: é uma forma de transmissão de áudio e vídeo (som e imagem) por intermédio de uma rede de computadores sem a necessidade de efetuar downloads. Você vê o que o compiutador recebe – as informações recebidas pela máquina são ao mesmo tempo repassadas ao usuário. Este armazenamento é denominado buferização (buffer), um mini armazenamento do que será enviado logo em seguida.O nome streaming deriva da palavra stream que significa pacotes, pois a máquina recebe as informações em forma de pacotes para serem remontados e transmitidos aos ouvintes. Este armazenamento é denominado buferização (buffer), um mini armazenamento do que será enviado logo em seguida.

11.Initial Public Offering: é o termo que representa a entrada de uma empresa no mercado de valores mobiliários, ou seja, a primeira venda de ações de uma empresa na Bolsa de Valores. Novas e/ou pequena empresas, normalmente fazem uso de uma IPO no intuito de levantar capital para investimento e/ou expansão da empresa. Funciona assim: um subscritor distribui as ações que serão ofertadas para instituições selecionadas (associados, clientes e os principais investidores de sua escolha) – cerca de 80% das cotas ficam com osinvestidores institucionais, que são as principais firmas de corretagem e bancos de investimento, além de poucos investidores individuais de alto perfil. As ações restantes são ofertadas aos investidores individuais de pequeno porte, porém difíceis de se obter já que devem passar pelo crivo do corretor. Vale citar que a IPO do Mecanismo de Busca do Google, teve particularidades: em vez de permitir que o subscritor distribuísse as ações para instituições selecionadas, o Google realizou um leilão holandês onde todos que queriam uma ação davam um lance. O lance mais baixo tornou-se o preço das ações de todos, mesmo se houve um lance de valor superior. Esse método garante que o preço da oferta inicial seja definido para a venda de todas as ações a um preço que reflita, de maneira conservadora, a demanda do mercado. conf.00. fonte http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/ipo7.htm

Em 1997 o Comitê Gestor da Internet avalia o número de usuários no Brasil: um milhão (dados de novembro/97).

O pior presidente da história dos Estados Unidos Bill Clinton, menciona a Internet no tradicional discurso  ‘State of the Union’, mesmo não sendo um usuário da rede naquele momento.

O computador Deep Blue, criado pela IBM, vence o mestre Garry Kasparov em uma partida de xadrez.

1998 começam os investimentos de empresas estrangeiras de tecnologia e de comunicações no Brasil, que já tem 1 milhão de usuários|9|.

O resultado das eleições para presidente, governadores e deputados é publicado em tempo real|9|

Surge o Zipmail|10|, serviço de email gratuito via web.

Em 1999 Evan Williams e Meg Hourihan da empresa Pyra Labs criam o  Blogger|13|  (serviço de hospedagem de blogs em seu BlogSpot ou num servidor do usuário via FTP).
Essa foi a primeira ferramenta dedicada a publicação de blogs, antes dela os posts eram publicados em linguagem HTML.  Ao criar o post no site Blogger, o usuário não tem que escrever nenhum código ou script, o texto aparece imediatamente no site (é como escrever o Word).
Essa ferramenta popularizou os Blogs, e a rede foi invadia por inúmeras publicações pessoais.

Em julho desse, antes de completar seus três anos, o Zaz.com.br é vendido para empresa espanhola Telefônica, que o transforma no portal Terra.com.br|15|.

O primeiro banco virtual é criado, o Internet Bank of Indiana – primeiro banco completo sem sede física de atendimento aos clientes, todas a transações ocorrem exclusivamente na web.

O Cyberspace muda a natureza da estratégia da guerra, ao promover  a primeira Cyberwar. Durante a guerra  entre Servia e Kosovo, na internet hackers lêem, apagam e alteram documentos confidênciais armazenados em computadores da rede. Acessam e roubam  pesquisas de desenvolvimento e dados e escutam informações.  Além disso, arquitetura dos nós da internet oferece aos invasores cibernéticos um elevado grau de anonimato – armas poderosas na mão do inimigo.

Nesse mesmo ano, Jonathan Abrams cria a primeira rede social digital, o Friendster.com|16| o pioneiro no gênero, mas quase ignorado no Brasil.
Ainda em 1999, a empresa TiVo|17| transforma a televisão ao lançar o DVR – Digital Video Recorder – primeiro gravador digital de vídeo, que permite aos usuários captar a programação televisiva para armazenamento em HD (disco rígido). Com a programação gravada é possível detectar e excluir comerciais, ou seja, editar o formato original do produto audio visual de acordo com o gosto do usuário, que além disso o assistirá quando quiser.

Em dezembro de 1999 a ‘Time’, renomada revista semanal americana de notícias do mundo (com mais de 30 milhões de leitores) elege Jeff Bezos, diretor-executivo da Amazon o homem do ano |18|.

Em 2000 um jovem universitário cria o primeiro programa de compartilhamento P2P – Peer to Peer
(Par a par, no sentido de ponto a ponto), e o batiza com seu prórpio nickname – Napster|19|. Nele os usuários conectados se cadastravam em um servidor para troca de arquivos de música (mp3) e de vídeo (wma), com uploads ou downloads diretos de HD para HD. Foi com ele, nós começamos a compartilhar gratuitamente  músicas preferidas na rede.

Em 30 de setembro O Ministério da Ciência e Tecnologia – monitora e avalia o desenvolvimento das redes brasileira e mundial – propõe o Programa Sociedade da Informação|20|, concebido a partir de um estudo produzido pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo propósito seria o de viabilizar a nova geração da Internet e suas aplicações em benefício da sociedade brasileira.

 

Continua no próximo post…

Próximo: PARTE IV – Publicada em 14.02.11

Anterior: PARTE II – Publicada em 13.Jan.11


 


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