Mkt viral: sonho de brilhar no YouTube
Lembra dos jargões “A propaganda é a alma do negócio” , “Trate bem seu cliente que ele dirá aos outros e trará mais negócios”…é exatamente isso, só que em vez do boca-a-boca há “se você gostou deste site recomende”, “indique um amigo e ganhe isso”…
Ou você acha que desfruta de e-mails gratuitos, porque a empresa que disponibiliza o serviço é uma organização filantrópica? (rs).
São técnicas que buscam montar uma rede social e explorar os consumidores dela.
O poder do “boca a boca”:
O “viral” faz referência a um vírus que se espalha rapidamente, transformando uma doença local ou única em uma grande epidemia.
Ou seja, o objetivo é aumentar o share of mind da marca ou produto. Você gosta e conta aos outros, que fazem o mesmo até o lance virar uma febre.
Quem se lembra de alguns amigos que saíram em ferias mochilando levando emprestado (porque no final devolveram), o simpatico Leprechaun Murphy, o anão de jardim da casa de Eve Stuart-Kelso.
Eve achou que ele havia sido roubado, e acabou se esquecendo dele com o tempo. Sete meses depois, ele aparece em sua porta.
Junto com ele, um album com 48 fotos, que ilustrava sua aventura em doze Países e três continentes. Também um bilhete, onde Murphy explicava que havia ido embora porque tinha comichão nos pés (rs).
O grupo que levou a pequena estátua, a fotografou em todos os lugares por onde passaram. Na época, só falávamos disso. Simpático, hilário!
Há também a montagem de um turista em cima do World Trade Center, logo após ao ataque de 11 de setembro, pousando na foto com o avião que atingiu a torre de fundo, ou seja, se aproximando por de trás dele. Essa brincadeira típica de humor negro americano, rodou via e-mail o mundo inteiro. E olha que o cara nem americano era!
Essas brincadeiras (sacadas absurdamente inteligentes) podem ter inspirado muita gente.
Os fenômenos no YouTube são os percursores disso no mundo virtual. Acho que o primeiro que atingiu públicos que não eram do meio web foi o Numa Numa Dance, que teve 19 milhões de pageviews. Lembram?
E as agências sacaram rapidamente. No começo eles eram despretenciosos e espontãneos. Hoje são ações com muita, mas muita pesquisa e estratégia.
Vejam estas publicidades virais politicamente, extremamente incorretas! Mas que péga, péga. É tão trágico que fica cômico. Aí bate aquela vontade de dizer: cara, olha isso! Hauhauhau.
Com vocês Ka’s evil-twin:
ps.: Amo animais. Gostei da sacada provocativa, mas que dó dos bichinhos! É de mentira, é de mentira, é de mentira…repita esse mantra até a aflição passar (rs)!
Olá Daniella!
Aqui é a Paola da Faap. Vem aqui conferir os vídeos que vc citou na aula e queria deixar só um comentário: esses ingleses têm um humor negro bizarro! Esse do gatinho é terrível rsrs
O da pombinha veio depois, né? Acho que por isso que eles “pegaram leve”…rs é bem engraçado.=)
Obrigada pelas referências.
Bjim